Notícias

 

Lançamento da versão adaptada do “Cidadão Pikinoti” em vídeo

 

Nações Unidas, 2 de Agosto 2018 - “A forma como tratamos as nossas crianças em cada casa, jardim, escola ou cidade, reflete a saúde e maturidade civilizacional de cada sociedade… Na altura em que comemoramos os 70 anos da declaração universal dos direitos humanos, nunca é demais relembrar que todos os seres humanos nascem livres e iguais em direitos e dignidade. Este é também o ensinamento do Cidadão Piquinoti.” Ana Graça, Representante do UNICEF no acto da apresentação pública da versão adaptada do “Cidadão Pikinoti” em vídeo, perante uma plateia colorida e alegre, preenchida maioritariamente por crianças.

Esta é uma iniciativa da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC), que contou com a parceria da Cooperação Portuguesa, do UNICEF e Bornefonden.

A versão ora apresentada é um fruto de uma adaptação da cartilha “Cidadão Pikinoti”, tornado público pela instituição em 2013 e que cocontou com o apoio do UNICEF para a sua publicação, tendo como objectivo contribuir para que os conceitos básicos relacionados com os seus direitos e deveres e com o exercício da cidadania também fossem acessíveis às crianças.
Prevê-se ainda uma adaptação para o formato audiovisual e com língua gestual, tendo como propósito permitir que o conteúdo possa ser acessível a todas as crianças.

A CNDHC irá fazer chegar o vídeo às escolas e jardins infantis para que os professores, educadores e os pais possam trabalhar esses conteúdos com as crianças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |