Notícias

 

UNICEF - Sistema integrado de informação e gestão de casos de violência e abuso sexual contra a criança e adolescentes em Cabo Verde

 

Nações Unidas, 25 de Abril de 2019 -Sendo o reforço do sistema de proteção da criança e do adolescente em Cabo Verde uma das grandes prioridades para as autoridades nacionais quer a nível governamental, bem como na esfera da sociedade civil organizada, o UNICEF tem vindo a apoiar técnica e financeiramente o país.

O atelier para a montagem de um sistema integrado de informação e gestão de casos de violência e abuso sexual de crianças levado a cabo, é uma das iniciativas concretas que, o UNICEF está a poiar no país.

Na abertura do evento, Nelida Rodrigues, Coordenadora do Programa do Escritório Conjunto, contextualizou e salientou a importância desta atividade onde o foco é debater a forma que será adotada para a montagem deste sistema integrado. “Nós estamos a falar justamente em poder tem um sistema que permita partilhar estes casos, como também fazer o seguimento das crianças que entram em contato com o sistema de proteção”.

Para a coordenadora, este sistema é de extrema importância para o país, pois ainda a articulação entre as instituições é frágil. Este sistema irá permitir o reforço de uma resposta mais coordenada, que se conheça os avanços e facilita a comparabilidade a nível da região e a nível mundial.

Por sua vez a presidente do ICCA, Maria Livramento Silva, demonstrou a sua satisfação, para o que considera, mais um passo em prol da proteção das crianças e dos adolescentes de Cabo Verde.  A presidente do ICCA, recordou que as denúncias sobre violações dos direitos das crianças e dos adolescentes e em especial os casos de abuso sexual, chegam de diferentes entidades, mas nem todas as entidades tem a mesma forma de recolher, trabalhar e seguir essas informações. “Para que as informações sejam fiáveis e comparáveis com as dos outros países, é preciso uniformizar a recolha, o tratamento e o seguimento destes casos. É importante que tenhamos um sistema de informação integrado que faça a gestão desses casos para que possamos dar uma melhor proteção às crianças e aos adolescentes”.

De salientar que este atelier contou com a presença de uma especialista de Proteção da Criança do Escritório Regional do UNICEF em Dakar, que apoiou no desenho e montagem deste sistema de informação e seguimento de casos de violência e abuso sexual contra a criança.

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |