Notícias

 

ONUDC - Assistência Técnica no Reforço da Integridade dos Serviços de Aplicação da Lei na Luta Contra o Narcotráfico

 

Nações Unidas, 3 de Março de 2019 -No quadro da sua cooperação com o país, esteve em Cabo Verde,  o especialista do programa anti-corrupção do Escritório Regional do Escritório do ONUDC, Guglielmo Castaldo para uma avaliação preliminar visando o reforço da integridade dos serviços de aplicação da lei em matéria de luta contra o narcotráfico.

Esta missão é parte de um projeto Global CRIMJUST, que visa o fortalecimento da investigação criminal e da cooperação penal ao longo da rota da cocaína na América Latina, Caribe e África Ocidental. O projeto é uma iniciativa conjunta de quatro anos (2016-2020) financiado pela União Europeia, implementada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) em parceria com a Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL) e Transparency International.

Esta atividadecontribui diretamente para a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16, que visa a promoção sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Por estar estrategicamente localizado entre a Europa e a América Latina, Cabo Verde se encontra em uma das principais rotas para o trafico de cocaína. Por este motivo, o projeto prevê uma assistência técnica a Cabo Verde visando o reforço da integridade dos serviços de aplicação da lei para garantir investigações, processos e cooperação internacional mais eficazes em relação ao combate ao trafico de drogas e crime organizado ao longo da rota da cocaína. A missão teve como objetivo discutir com autoridades nacionais e outras partes interessadas sobre a possibilidade de atividades futuras relacionadas a integridade institucional no âmbito do CRIMJUST.

Devido ao excelente trabalho que Cabo Verde vem fazendo nesta matéria, a possibilidade de desenvolver um programa de formação sobre ética e integridade para as unidades responsáveis pela fiscalização da legislação antidrogas foi o principal assunto das reuniões.

Durante a sua missão ao país, o especialista do programa anti-corrupção do Escritório Regional do Escritório do ONUDC, Guglielmo Castaldo esteve acompanhado pela Coordenadora Nacional do ONUDC Cabo Verde, Dra Cristina Andrade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |