Notícias

 

Assistência tecnica do ONUDC no reforço da capacidade do Laboratório Forense da Polícia Judiciária para ser um Centro forense regional juntamente com os laboratórios do Cote d’Ivoire e Ghana

 

Nações Unidas, 1 de Março de 2019 -Aissa Diallo é uma especialista do ONUDC para os laboratórios forenses na Africa Ocidental, que esteve em missão em Cabo VerdeNo, no âmbito do projeto “Apoio ao Plano de Ação Regional da CEDEAO sobre o tráfico ilícito de drogas, crime organizado relacionado e abuso de drogas na África Ocidental”.

A referida missão teve como objetivo preparar o laboratório forense da Polícia Judiciária de Cabo Verde para ser um Centro forense de referência a nível regional juntamente com os laboratórios de Gana e Cote d’Ivoire. Essa rede de laboratórios referência regional visa reforçar a investigação forense a nível regional e a rede de cooperação regional para uma luta ótima contra a droga na África Ocidental.

Refira-se que o projeto “Apoio ao Plano de Ação Regional da CEDEAO sobre o tráfico ilícito de drogas, crime organizado relacionado e abuso de drogas na África Ocidental” contribui diretamente para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades e ODS 16 que tem como objetivo promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Financiado pela União Europeia, o referido projeto tem conduzido atividades na região da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) desde 2015. Os objetivos deste projeto incluem apoiar a implementação de iniciativas para prevenir e tratar a dependência de drogas e desenvolver a capacidade operacional dos serviços de aplicação da lei.

A componente forense do projeto chegou à fase de implementação da estratégia, reunindo laboratórios na sub-região e fortalecendo a cooperação intrarregional. A missão teve como objetivo preparar o laboratório forense da Polícia Judiciária de Cabo Verde para ser um Centro forense de referência a nível regional juntamente com os laboratórios de Gana e Cote d’Ivoire. Essa rede de laboratórios referência regional visa reforçar a investigação forense a nível regional e a rede de cooperação regional para uma luta ótima contra a droga na África Ocidental.

No próximo mês de abril, está prevista na Praia, uma formação da equipa forense nacional em matéria de análise de drogas e gestão de cena do crime.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |