Notícias

 

24 de Outubro - Dia das Nações Unidas: 70 anos de um percurso firme na promoção da paz do desenvolvimento e dos direitos humanos

 

Nações Unidas, Praia 24 de Outubro - As nações Unidas celebram hoje os 70 anos #UN70da sua existência. Um percurso firme na promoção da paz, do desenvolvimento e dos direitos humanos. Em Cabo Verde, o edificio da ONU iluminou-se de azul #UNBlue , aderindo à campanha "Colorir o Mundo de azul, em que vários edificios e monumentos um pouco por todo o mundo, estarão iluminados de azul. Esta manhã, a Praça Alexandre Albuquerque também se coloriu de azul, com actividade culturais promovidas por jovens artistas, de varios bairros da capital. Na sua mensagem alusiva à data, Ban Ki-moon afirma que "As bandeiras nacionais são um símbolo de orgulho e patriotismo em todos os países do mundo. Mas há apenas uma única bandeira que pertence a todos nós.

A bandeira azul das Nações Unidas foi um símbolo de esperança enquanto cresci numa Coreia marcada pela guerra. Sete décadas após sua fundação, a Organização das Nações Unidas continua a ser um farol para toda a humanidade.

Todos os dias, as Nações Unidas alimenta quem tem fome e dá abrigo aos que são expulsos das suas casas.

As Nações Unidas vacinam crianças que, caso contrário, morreriam de doenças evitáveis.

As Nações Unidas defendem os direitos humanos para todos, independentemente da raça, religião, nacionalidade, género ou orientação sexual.

Os nossos soldados da paz estão na linha de frente de conflitos; os nossos mediadores convencem guerreiros a sentarem-se à mesa de negociações da paz; os nossos trabalhadores humanitários enfrentam ambientes traiçoeiros para ajudar a salvar vidas.

A ONU trabalha para toda a família humana, com sete mil milões de pessoas, e cuida da terra, a nossa única casa.

E é a equipa diversificada e talentosa das Nações Unidas que ajudar a pôr a Carta das Nações Unidas em prática.

O 70º aniversário da ONU é um momento para reconhecer a sua dedicação - e para honrar os muitos funcionários que perderem a vida enquanto cumpriam o seu dever.

O mundo enfrenta muitas crises e os limites da ação coletiva internacional são dolorosamente claros. No entanto, nenhum país ou organização pode enfrentar os atuais desafios sozinho.

Os valores intemporais da Carta das Nações Unidas devem continuar a ser o nosso guia. O nosso dever comum é "unir as nossas forças" para servir "nós, os povos".

Para assinalar este aniversário, monumentos e edifícios de todo mundo  serão iluminados no tom azul da ONU. No momento em que iluminamos este aniversário, que é um marco histórico, reafirmemos o nosso compromisso para com um futuro melhor e promissor para todos.

 

 

 

Share |