Notícias

 

Abordagem de género na planificação

 

Nações Unidas, Praia 3 de Novembro de 2015 -“Abordagem baseada nos direitos humanos na planificação”, é tema de uma formação que decorre na Praia, organizada pela Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC), em parceria com as Nações Unidas, e tem como objectivo contribuir para reforçar as capacidades dos técnicos da Direção Geral do Planeamento, Orçamento e Gestão dos Ministérios e Secretarias de Estado (DGPOG) para a inclusão dos princípios de Direitos Humanos nos processos e documentos de programação e planificação estratégica, mas também estimular a articulação entre as DGPOG’s e a CNDHC.

Na sessão de abertura, a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Ulrika Richardson, ressaltou que esta formação visa dotar os participantes de instrumentos na matéria dos direitos humanos em todos os sectores e vem na reforçar o trabalho que as Nações Unidas têm feito juntamente com os Estados membros no que respeita aos direitos humanos e as políticas públicas que integra os valores dos direitos humanos.

O encontro foi presisido pelo Ministro das Justiça, Dr. Jose Carlos Correia, quem destacou que "planear, orçamentar e gerir com o foco nos direitos humanos é um grande desígnio para Cabo Verde" .

Destaque-se a “Abordagem baseada nos Direitos Humanos” é uma metodologia que surgiu como proposta de trabalho na Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), realizada na cidade do Cairo, em 1994.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |