Notícias

 

Fórum sobre a Conservação da Biodiversidade Costeira e Marinha em Cabo Verde

Nações Unidas, 22 de Maio de 2017 - O Ministério da Agricultura e Ambiente, através da Direção Nacional do Ambiente,em parceria com o PNUD atraves do Programa PNUD/GEF-GSP realizou o Fórum sobre a Conservação da Biodiversidade Costeira e Marinha em Cabo Verde. Este evento realizado no Dia Internacional da Biodiversidade, serviu como um espaço para debate e recolha de subsidios, visando identificar soluções a serem adoptadas  em relação às perdas da biodiversidade costeira e marinha.

Ao mesmo tempo o fórum servirá também para a consulta nacional de preparação da conferência sobre os oceanos, a decorrer no proximo mês de Junho, em Nova Iorque.

Na sua intervenção, a Coordenadora Residente das Nações Unidas e Representante do PNUD em Cabo Verde, Ulrika Richardson, felicitou o Governo de Cabo Verde por realizar este importante Fórum num especial e dedicado ao tema, Dia Internacional da Biodiversidade, e às vésperas da realização da Conferência de alto nível das Nações Unidas sobre os Oceanos.

Ainda aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância de se ter dados confiáveis relativamente aos impactos do turismo sobre a biodiversidade marinha e Costeira. Para a responsável do PNUD em Cabo Verde é preciso “O engajamento político e económico, opções políticas e económicas que procurem um equilíbrio saudável e sustentável, que pode assegurar a conservação inteligente e responsável destes recursos para sustentar um crescimento económico sustentável e inteligente“.  

Segundo Ulrika Richardson, o trabalho deve ser feito em equipa com a intervenção das várias instituições e ONG’s parceiros. “Precisamos trabalhar em conjunto – governo, operadores turísticos, ONGs, a comunidade internacional - na construção de um turismo responsável, justo, de qualidade e o mais respeitoso possível”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |