Notícias

 

Colmeia promove acção de capacitação para profissionais

 

Nações Unidas, 06 de Dezembro de Novembro de 2017 - A Colmeia, Associação de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais, promoveu, no início deste mês uma ação de capacitação destinada aos atores que trabalham e lidam com o público-alvo com deficiência. Com esta iniciativa, a Colmeia quis oferecer mais ferramentas aos profissionais para que possam dar uma melhor e mais assertiva resposta às necessidades dessas crianças.

Durante a abertura formal do evento, a Representante Adjunta do UNICEF em Cabo Verde, Ilaria Carnevali, defendeu que “temos muitos instrumentos que nos dizem que, neste país, a questão da inclusão, da igualdade e dos direitos da criança é fundamental e que não devemos convencer ninguém quanto a isso. O problema é que a inclusão tem de ser operacionalizada”.


Durante a sua intervenção, a Representante adjunta do UNICEF realçou ainda que a educação inclusiva implica oferecer oportunidades significativas de aprendizagem a todos os alunos num sistema educativo regular. “Quando têm essa oportunidade, crianças com deficiência são perfeitamente capazes de superar barreiras que dificultam a sua inclusão, ou ocupar o lugar a que têm direito como participantes da sociedade em igualdade de condições, e enriquecer a vida de sua comunidade”.

Ilaria Carnevali aproveitou ainda a ocasião para felicitar a Colmeia a promotora deste evento, através da sua Presidente Isabel Moniz, por mais esta ação em prol das crianças com deficiência, lembrando que a mesma visa melhorar as competências dos técnicos que lidam direta ou indiretamente com a temática.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |