Notícias

 

Dia Mundial da Saude assinalado sob o lema "Segurança dos Alimentos: do campo à mesa – todos tem um papel a desempenhar"

 

Nações Unidas, Praia 10 de Abril de 2015 -  No âmbito da celebração do Dia Mundial da Saúde, decorreu a Conferência “Agricultura e saúde: contributos para uma alimentação saudável”, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto de Investigação e Desenvolvimento Agrário e a OMS em Cabo Verde.

Para o Representante da OMS em Cabo Verde, Dr. Mariano Salazar, “todos na cadeia de produção, distribuição e na definição de políticas e estratégias para o sector e de cooperação, temos uma responsabilidade, cada um a seu nível, mas decisão final e a opção de escolha cabe ao consumidor que deve estar informado e ter a noção das escolhas que faz no momento de adquirir os produtos quer seja no mercado ou nos supermercados, e aí, as autoridades e os produtores e distribuidores já não poderão intervir”. Uma alimentação saudável, cuidada e equilibrada é a garantia para uma qualidade de vida e uma boa saúde.

Recorde-se que o Dia Mundial da saúde celebrou-se sob o tema "Segurança dos Alimentos: do campo à mesa – todos tem um papel a desempenhar"  e efeméride constituiu uma oportunidade para alertar os governos, agricultores,fabricantes, comerciantes, profissionais de saúde e consumidores para a importância de uma alimentação saudável e aumentar a sua consciência sobre o papel que cada um pode desempenhar para garantir que o alimentos que vão para a mesa não representam nenhum risco para a saúde, conforme atesta uma nota divulgada.

Durante o encontro foram debatidos temas como : A segurança alimentar e a qualidade da água empregue na produção doa alimentos; Pesticidas e os alimentos; Importância da diversidade hortícola na alimentação, Uso das plantas medicinais na medicina tradicional.

 

.

Share |