Notícias

 

Conferência de Alto Nível - Subsídios de Cabo Verde para COP21

 

Nações Unidas, Praia 23 Novembro de 2015 - Cabo Verde organiza “Conferência de alto nível sobre Mudanças Climáticas”  em preparação da sua participação na Conferencia das Partes em paris, denominada COP 21.

Para o Primeiro Ministro de Cabo Verde, que presidiu a sessão de abertura, o país “pretende continuar a trabalhar com os vizinhos da região africana para “continuar a desenvolver uma política forte” no domínio regional no sector das energias renováveis e da eficiência energética, afirmando ao mesmo tempo que conta com um forte apoio da comunidade internacional para a materialização deste objectivo.

A Coordenadora Residente das Nações Unidas em Cabo Verde, afirmou durante a Conferência de Alto Nível - Subsídios de Cabo Verde para COP21-Paris que "Os países desenvolvidos devem manter seu compromisso 

de fornecer 100 bilhões de dólares por ano até 2020 para adaptação e mitigação. Isto deve incluir o financiamento suficiente para os países menos desenvolvidos e os pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS), notando que estes são os mais vulneráveis às alterações climáticas e precisam de apoio adicional para a tomarem medidas relativas à mudança climática. Assim, os países desenvolvidos terão que explicar em detalhe como vão concretizar o compromisso assumido anteriormente que consiste na mobilização de 100 mil milhões de dólares, por ano, até 2020, para apoiar os países em desenvolvimento. O investimento para o período pós 2020 também terá que ser debatido."

Durante o seu discurso, Ulrika Richardson destacou ainda que os países de rendimento médio e com economias emergentes têm um papel importante a desempenhar no combate às alterações climáticas, não obstante a vulnerabilidade que muitos enfrentam, particularmente os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, aos quais afirma devem ser dada atenção especial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |