Notícias

 

FAO apoia a elaboração de instrumentos metodológicos para o recenseamento agrícola em Cabo Verde

Nações Unidas, Praia, 10 de Abril de 2014 - Com a parceria técnica e financeira da FAO, Cabo Verde elabora instrumentos metodológicos para a realização do Recenseamento Geral da Agricultura (RGA) 2014, que foram objecto de um atelier de socialização e validação, realizado esta semana em Rui Vaz.

A agricultura em Cabo Verde é praticada em condições muito adversas, onde a exiguidade das terras e as limitações em recursos hídricos e não só, condicionam  o desenvolvimento deste sector e determinam a sua fraca contribuição no PIB. Não obstante a sua fraca produtividade, a agricultura tem um papel social fundamental, pois dela dependem cerca de 60% da população rural.Por reconhecer a sua multifuncionalidade, o Governo de Cabo Verde em estreita cooperação com os seus parceiros internacionais,  tem vindo a investir fortemente na infraestruturação e modernização do mundo rural, como forma de debelar os constrangimentos naturais e proporcionar meios de vida sustentáveis para a população. Estes investimentos têm proporcionado um aumento significativo da produção hortofrutícola.

Não obstante, o desenvolvimento do sector não tem sido acompanhado pelo estabelecimento de um sistema adequado de monitorização e avaliação da produção e face a este paradigma, reconhece-se a necessidade urgente de um Recenseamento Geral da Agricultura (RGA) que irá contribuir, não só para o desenvolvimento de um dispositivo simples e fiável para o seguimento da produção agrícola anual, utilizando novas tecnologias de informação, como também responder às necessidades globais dos utilizadores de dados, o seguimento dos principais instrumentos estratégicos, e também o acompanhamento dos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (OMD).

É neste contexto que se enquadra o presente Atelier cujo objectivo é socializar e validar os documentos metodológicos, bem como receber contribuições e apreciações como forma de obter consensos de todas as instituições presentes.

A realização deste Atelier com a parceria técnica e financeira Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), no quadro do projecto “Reforço e modernização do sistema de estatística agrícola e preparação do Recenseamento Geral da Agricultura”.

 

 

 


Share |