Notícias

 

Lançamento da Campanha “CIPD+20 – Investir nos Jovens"

Nações Unidas, Praia 22 de Julho de 2014. Existem actualmente 1,8 bilhões de pessoas no mundo com idade entre  10 e  24 anos, constituindo a maior população de jovens (15-24 anos) e adolescentes (10-19anos) da história. Em 1994, a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) das Nações Unidas reuniu 179 países no Cairo, na primeira reunião em que todos os aspectos da vida humana foram abordados de forma abrangente. O resultado do encontro foi um Programa de Ação para os 20 anos seguintes, reconhecendo que cada pessoa conta. Na ocasião, os governos concordaram que todos os seres humanos têm direito a uma vida saudável e produtiva, sem discriminação, e que a promoção dos direitos individuais são fundamentais para o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável.

A CIPD além 2014 irá avaliar e rever o Plano de Acção do Cairo, apontar o caminho para novos desafios e definir um conjunto de novas recomendações.

Cabo  Verde aderiu à iniciativa, através do Fundo das Nações Unidas para a população (UNFPA) e está a implementar um conjunto de actividades visando o seu processo no país.

Neste contexto, e enquadrada nas actividades comemorativas do Dia Mundial da População, assinalado a 11 de Julho, sob o lema “Investir na Juventude”, teve lugar hoje,  22 de Julho o lançamento da Campanha CIPD+20 (Conferência Internacional das Nações Unidas sobre População e Desenvolvimento, 20 anos depois) focalizada na juventude .

 Este tema foi proposto, tendo em conta a campanha sobre a juventude que o UNFPA lançou a nível mundial com o objectivo de  engajar os próprios jovens e adolescentes para que expressem as suas necessidades e aspirações, compartilhando mensagens e imagens sobre os temas de seu interesse e ampliando a sua participação no debate sobre as novas metas globais de desenvolvimento.

Assim, durante o acto central de lançamento desta campanha, presidido pela Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde e Representante do UNFPA, Ulrika Richardson, reafirmou o papel  chave da  juventude Cabo-verdiana no processo de desenvolvimento sustentável  com inclusão social do seu país .  “Para que isso ocorra, entretanto, é necessário assegurar seus direitos e investir no seu futuro, oferecendo a todas e todos uma educação de qualidade, emprego, rendimentos decentes, segurança social e acesso à saúde, em especial a saúde sexual e reprodutiva, num contexto de igualdade de género e livre de qualquer tipo de violência ou descriminação” sublinhou Ulrika Richardson.

Esta campanha, que vai decorrer de Julho a Dezembro com várias actividades, designadamente debates, campanhas de sensibilização,   vem na sequência da iniciativa Global Youth Call (Apelo Global da Juventude), acolhida por 40 países, que recomenda a inclusão de objectivos e metas voltadas para a juventude na agenda de desenvolvimento pós-2015. 

Por seu lado, Janira Hopffer Almada salientou que a juventude representa para qualquer nação do mundo a sua força motriz, e no contexto específico de Cabo Verde, onde 70 % da população total  é composto por jovens,  é necessario juntar vontades, articular iniciativas e congregar esforços para para poder enfrentar os enormes desafios que persistem a nível financeiro, social e económica.“Temos um enorme potencial para catapultar Cabo Verde para um novo patamar de desenvolvimento, mas, ao mesmo tempo, um desafio complexo e delicado que tem a ver com as expectativas e necessidades  desta parte da população, tendo em consideração o nível de recursos baixo que o país dispõe e consegue mobilizar”, realçou a Ministra.

De sublinhar que no proxímo mês de Setembro, será realizada em Nova Iorque na Sede nas Nações Unidas  a Conferência Internacional CIPD+20  que constituirá o momento para se avaliar e rever o Plano de Acção de Cairo e delinear o compromisso comum para a melhoria da vida de todas a as pessoas.

Mais informações em :
http://un.cv/cipd20.php
http://icpdbeyond2014.org/

 

.

Share |