Notícias

 

Simpósio:"Género, Justiça Social e Empoderamento das Mulheres"

 

Nações Unidas, 10 de Fevereiro de 2017 - O Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) da Universidade de Cabo Verde e o UNFPA lançam esta tarde o Volume IV da Série de Estudos Cabo-Verdianos intitulado "Género e sociabilidades no interior de Santiago". Esta obra, financiada pelo UNFPA, resulta de uma das acções levadas a cabo pelas duas instituições, e que tem como objectivo desenvolver pesquisas que contribuam com subsídios para a promoção da igualdade de género e empoderamento das mulheres, para uma melhor justiça social no país.

Entretanto esta manhã, o CIGEF e a Wellesley Centers For Women (WCW) iniciaram um simpósio de dois dias subordinado ao tema "Género, Justiça Social e Empoderamento das Mulheres" que conta com de especialistas das duas instituições parceiras, bem como de outras Universidades, nomeadamente a Universidade Paris Descartes (França), a Universidade Federal da Bahia (Brasil), da Brown University (EUA), e de representantes de outras instituições nacionais e internacionais, que lidam com as questões de Género, nomeadamente o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género e organismos das Nações Unidas.

Na sessão de abertura a Coordenadora Residente do Sistema daa Nações Unidas e Representante do UNFPA, Ulrika Richardson afirmou que “Quando as mulheres são economicamente empoderadas, todas a comunidade beneficia, sendo que pesquisas mostram que elas reinvestem seus ganhos na educação e na saúde das crianças.

Estaremos apostando na geração de hoje mas também nas gerações do futuro. E é a esse futuro que queremos chegar em 2030. A um futuro onde homens e mulheres vivem suas vidas livres de violência, com iguais oportunidades de trabalho decente e de gozo efectivo de seus direitos humanos. Esta mudança exige de nós todos, ousadia!”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |