Notícias

 

Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia

 

Nações Unidas, Praia, 17 de Maio de 2016 - O dia 17 de Maio é o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia (IDAHOT). A data foi criada para marcar a retirada da homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças, por parte da Organização Mundial de Saúde, em 1990. Desde então, o 17 de Maio celebra e simboliza a luta em que ativistas e aliados LGBTI engajam-se cotidianamente, bem como as importantes conquistas que daí decorrem.

Nesse quadro, para marcar a semana do IDAHOT, os escritórios das Nações Unidas do Brasil (via teleconferência) e de Cabo Verde, particularmente da coordenação da Campanha Livres & Iguais, organizaram esta manhã, na sede das Nações Unidas em Cabo Verde, uma oficina com profissionais da comunicação, intitulado “Comunicação e Igualdade LGBTI”.

O encontro, é o primeiro de uma serie de outras iniciativas com os profissionais da comunicação que estão previstas no âmbito do Plano de Acção da Campanha Livres e Iguais e serviu como uma plataforma para troca de opiniões e experiências e, sobretudo, conhecer os factores de sucesso e insucesso já vividos por outros intervenientes, que estejam nesta caminhada há mais tempo.


Para as Nações Unidas, os jornalistas e profissionais dos medias são um parceiro fundamental para promoção dos direitos humanos e a participação cidadã e ocupam um espaço privilegiado a partir do qual é possível combater a LGBTI-fobia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |