Notícias

 

CENSO 2020

Encontro dos Comites Tecnicos e de Pilotagem do Projeto Centro de Referencia em Censos com Coleta eletronica de dados em Africa

 

Nações Unidas, 20 de Fevereiro de 2018 - Durante quatro dias decorreu na cidade da Praia o Encontro dos Comités Técnicos e de Pilotagem do Projeto Centros de Referencia em Censos com coleta eletrónica de dados em África.

O encontro reuniu representantes de Cabo Verde, tanto do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) como do UNFPA e UNICEF no país, do Brasil (Agência Brasileira de Cooperação /ABC e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBG), do Senegal (Agência Nacional de Demografia e Estatística do Senegal/ANSD) e representantes do UNFPA do Senegal e Brasil.

No seu discurso de abertura do encontro, a Coordenadora Residente dos Sistema das Nações Unidas realçou que “os membros do Comité aqui presentes sabem muito bem que o sucesso dos ODS depende das grandes operações que vão ser realizadas, da recolha e do uso de dados confiáveis e de qualidades, e aqui o Censo tem um papel fundamental. Sabemos que muitos são os países que tem o seu Censo planificado para 2020, e Cabo Verde também”.

Por sua vez, Osvaldo Borges, Presidente do INE de Cabo Verde, o INE de Cabo Verde, enquanto uma das instituições que acolhe este Projeto, e no âmbito dos seus compromissos internacionais designadamente da liderança do Praia Group em Estatísticas da Governança e da recente integração como membro efetivo do Conselho de PARIS21, compromete-se a sensibilizar os países a aderirem a esta inovadora iniciativa, no âmbito da ronda dos Censos 2020.

De acordo com o INE, a segunda fase deste projeto consiste na multiplicação desta capacitação junto dos países que solicitarem apoio para a implementação de um censo digital. Por isso, é importante traçar uma estratégia de comunicação para sensibilizar e incentivar os países a apostarem fortemente na utilização das novas tecnologias na ronda dos Censos 2020, visando a produção de dados com qualidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |