Notícias

 

Formação em Técnicas Básicas de Investigação Criminal - conta com Assistência Ténica da ONUDC

 

Nações Unidas, 25 de Abril de 2019 - Termina hoje na Cidade da Praia, uma formação em Técnicas Básicas de Investigação Criminal, na qual participaram a Polícia Nacional, Polícia Judiciaria e Procuradores, que decorreu durante duas semanas, deDurante duas semanas, 15 a 26 de abril, a Polícia Nacional, Polícia Judiciaria e Procuradores, resultado da parceria entre a Polícia Nacional, o Escritório das Nações Unidas contra a Droga e Crime e o Governo dos Estados Unidos
A iniciativa, decorre no âmbito do projeto CRIMJUST em Cabo Verde, que visa reforçar a investigação criminal e a cooperação criminal ao longo da rota da cocaína na América Latina, Caribe e África Ocidental, e durante a qual foi a formação sobre metodologia de investigação e técnicas de entrevista na sede da Polícia Nacional em Praia.
Esta formação promovida pela Polícia Nacional, com assistência técnica do ONUDC e financiamento do Departamento de Estado dos EUA termina , contou com contou com a participação de 42 profissionais, sendo na maioria da Polícia Nacional, mas também contou ainda com participantes da Polícia Judiciaria e do Ministério Público. Igualmente participaram especialistas de Cabo Verde, Estados Unidos, Brasil e Portugal que facilitaram módulos sobre métodos de investigação, técnicas de entrevistas, gestão da cena de crime e organizações criminosas.
Pretendeu-se com esta formação contribuir para a melhoraria das capacidades técnicas e operacionais na investigação criminal e desenvolver as habilidades dos policiais para identificar, prevenir e combater o crime e a criminalidade em suas áreas de atuação. Nesse sentido, esta importante atividade constitui um contributo à concretização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16, de promover sociedades pacificas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso a justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

A formação foi realizada em duas semanas: a primeira se concentrou em técnicas de investigação policial e a segunda em técnicas de entrevista. O workshop também apresentou técnicas pedagógicas para garantir que os profissionais que receberam a formação possam multiplicá-la nas formações locais que deverão ser realizadas por eles no futuro em suas unidades para garantir sua continuidade e sustentabilidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |