Notícias

 

26 de junho Dia Mundial de Lutra contra as Drogas

Anova campanha mundial de prevenção às drogas alerta ás pessoas para #Escutar Primeiro

Nações Unidas, 14 de Junho de 2016 - A Nova Campanha Mundial - No dia 19 de Abril de 2016, foi lançado o novo programa mundial de prevenção ao uso de drogas com base em evidências científicas, sob o lema 'Escuta Primeiro', num evento realizado à margem da Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a Problemática Mundial das Drogas, na Sede da ONU em Nova Iorque.

A campanha mundial #EscutaPrimeiro visa sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de escutar as crianças e adolescentes como primeiro passo para ajuda-los a crescer de forma saudável e segura. A campanha é dirigida particularmente aos pais, professores, decisores políticos e profissionais de saúde e de prevenção e realça como reconhecer e prevenir comportamento de risco e o consumo de drogas.

De modo a ilustrar esta importante problemática para um público-alvo diversificado, foi desenvolvido um poderoso vídeo spot (https://www.unodc.org/listenfirst / ). O vídeo realça como prestar atenção e reagir às necessidades das crianças pode ajudar a os afastar de comportamento de risco e consumo de droga.

Alguns Factos e Recomendações a Considerar:

  • A infância constitui um período de grande desenvolvimento e Oportunidades.
  • A medida que as crianças passam pela adolescência, elas crescem, exploram e têm a oportunidade de realizar todo o seu potencial individual e único
  • Este contexto também os torna vulneráveis a comportamentos que não são saudáveis, incluindo, o uso de drogas, álcool e tabaco.
  • A maioria das crianças nunca vão consumir drogas e aqueles que vão, são normalmente afetados por vulnerabilidades para além do seu controlo, incluindo:

- Pobreza e exposição à violência
- Fraca ou nenhuma supervisão dos pais
- Acesso fácil às substâncias
- Fraca oportunidade de educação
- Temperamento difícil ou perturbação mental

  • Quanto mais cedo as crianças começara a experimentar drogas, mais provável estão sujeitas a desenvolver dependência de drogas mais tarde na vida
  • Crianças e adolescentes precisam ser escutados com ternura e carinho
  • Dê às crianças e jovens competências e oportunidades
  • Apoie a prevenção com base científica para torna-los felizes e resilientes, de modo a produzir famílias, escolas e comunidades positivas

As evidências mostram que apostando na prevenção numa abordagem com base científicas, pode-se poupar nos custos futuros com a saúde e cuidados sociais cerca de 30 vezes do montante dos fundos investidos na prevenção.

A campanha mundial é uma iniciativa conjunta do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (ONUDC), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Missão Interministerial Francesa para o Combate às Drogas e Comportamentos Aditivos (MILDECA) e o Ministério da Saúde e Assuntos Sociais da Suécia. A nível nacional a campanha é promovida pelo Ministério da Justiça e Trabalho, com a parceria do ONUDC. 

As campanhas mundiais de prevenção às drogas são normalmente implementadas durante todo o ano com o ponto máximo e intensificação das atividades a ter lugar no mês de junho, tendo em conta a comemoração do Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e Tráfico Ilícito, que se assinala no dia 26 de junho.

Em Cabo Verde, o Ministério da Justiça, através da CCCD e com a assistência técnica do ONUDC, lidera e coordena a implementação da campanha e a comemoração do Dia Mundial contra as Drogas Dia Mundial contra as Drogas, em parceria com instituições públicas, setor privado e sociedade civil, sendo os jovens os principais agentes e alvos dessas atividades de prevenção.

Para este ano de 2016, preparou-se um programa alargado de atividades, a ter lugar durante todo o mês de junho, incluindo, mas não se limitando a:

  • Lançamento da Cartilha de Prevenção à Droga e Crime, Direitos Humanos e Cidadania
  • Atividades de Sensibilização em todos os Concelhos do país, promovidas pelos Núcleos Concelhios de Prevenção do Uso de Drogas
  • Sessões/Encontros de reflexão a nível nacional, junto das famílias, comunidades e estabelecimentos prisionais sobre a temática e a campanha mundial
  • Difusão na TCV do vídeo Spot oficial da Campanha Mundial  #Escutar Primeiro
  • Atividades desportivas e recreativas

Todos estão convidados a aderir e a participar ativamente na campanha, fazendo o bom uso dos materiais de sensibilização e prevenção disponibilizados no sítio oficial da campanha.

O ‘microsítio’ da campanha pode ser encontrada no https://www.unodc.org/listenfirst. O vídeo Spot encontra-se no mesmo sitio e no Youtube - https://www.youtube.com/watch?v=o259gvnAYxk

Fonte: ONUDC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |