Notícias

 

Validação do Programa Nacional Integrado de Luta contra Drogas e Crimes Conexos (2018-2023)

 

Nações Unidas, 31 de Outubro de 2018 - Decorreu na Cidade da Praia, um encontro de Validação do Programa Nacional Integrado de Luta contra Drogas e Crimes Conexos (2018-2023). Um instrumento estratégico do Governo de Cabo Verde, que contou com a assistência técnica do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (ONUDC), cujo objetivo é responder de uma forma integrada e coordenada aos principais desafios que Cabo Verde enfrenta em matéria de drogas e criminalidade.

Durante o ato de abertura do referido evento, a Representante Adjunta do Escritório Regional do ONUDC para África Ocidental e Central, Chantal Lacroix, destacou que este é um instrumento de extrema relevância não só para Cabo Verde, mas também para o Sistema das Nações Unidas e toda a Comunidade Internacional.

O primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, por sua vez, disse que este é um grande desafio para o país, mas que Cabo Verde tem dado um bom combate relativamente a questão da luta contra Drogas e Crimes Conexos, destacando algumas medidas que já foram elaboradas e postas em prática.

Arlindo do Rosário, Ministro da Saúde e da Segurança Social, salientou que o documento está alinhado com o programa de Desenvolvimento Sustentável do país e a agenda 2030 e que os resultados esperados requerem uma forte parceria dos setores chaves nacionais, das organizações da Sociedade Civil, mas também dos parceiros regionais e internacionais.
De ressalvar que o narcotráfico, a toxicodependência e o crime organizado constituem um fenómeno transnacional e objeto de preocupação de toda a comunidade internacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |