Notícias

 

Cabo Verde recebe a nona edição do Open Day regional - Mulheres, Jovens, Paz e Segurança - Promovendo a participação de Mulheres e jovens na tomada de decisão na África Ocidental e nos países do Sahel

 

Nações Unidas, 26 de Novembro de 2018 - A cidade da Praia acolheu a 26 de Novembro, o Open Day regional intitulado Mulheres, jovens paz e Segurança - Promovendo a participação de Mulheres e jovens na tomada de decisão na África Ocidental e nos países do Sahel. Este evento internacional promovido pelo UNOWAS, liderado pela ONU Mulheres, numa parceria com a CEDEAO, o PNUD, UNFPA, FAO e OHCHR (Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos) contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Dr. Jorge Carlos Fonseca. Esta jornada aberta constitui uma oportunidade para se analisar, discutir desafios e definir estratégias visando um maior envolvimento de mulheres e jovens em todos os processos de tomada de decisão.

Na sessão de abertura o Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Africa Ocidental e do Sahel, UNOWAS, Mohamed Ibn Chambas, declarou que as Nações Unidas irão continuar a apoiar todos os esforços para que os desafios enfrentados pelas mulheres e meninas sejam cada vez menos e vivam numa sociedade mais justa e com mais oportunidades. “Continuaremos a apoiar com mecanismos e a contribuir para resolver os problemas que enfrentamos. No decorrer do seu discurso, Mohamed Ibn Chambas deu alguns exemplos de países que estão a fazer um trabalho positivo na vida das mulheres e meninas. “Nos últimos anos tivemos exemplos positivos de progressos As organizações de mulheres continuam a ter impactos”.

Na sua intervenção de boas vindas, a Coordenadora Residente das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Graça, sublinhou que o tema deste evento é cada vez mais atual, urgente, central para o mundo e para a África que se quer. “Uma África de paz, igualdade, um mundo de inclusão de justiça e prosperidade para todos”. 

Para a Coordenadora Residente “estas são as aspirações de todas as nações refletidas na agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento sustentável bem como na agenda 2063 de África”.

Na sequência das intervenções, Júlio Herbert, Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro para a Integração Regional, realçou que se está a falar de um evento que aborda uma temática marcadamente presente na agenda internacional. Segundo o Ministro Adjunto, o momento que se enfrenta é de desafios que demanda muitos equacionamentos, particularmente no que diz respeito à participação de segmentos da sociedade cada vez mais relevantes e mais atuantes.

Por sua vez, ao fazer uso da palavra, o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, realçou que a “problemática de género, mulheres, juventude, paz e segurança está no centro do nexo entre o desenvolvimento sustentável e a paz duradoura, atendendo aos efeitos recíprocos das políticas de promoção do desenvolvimento e de construção da paz”.

De referir que desde 2010, o ano do lançamento do Open Day, o Representante Especial do Secretário Geral da ONU para a África Ocidental e o Sahel e Chefe do UNOWAS, organizou, em colaboração com a CEDEAO, o G5 Sahel e o MRU, um Open Day Anual Regional. O principal objetivo é engajar o diálogo com mulheres e jovens líderes na região sobre desafios e sinergias para a efetiva implementação da Resolução 1325 (2000) do Conselho de Segurança das Nações Unidas e subsequentes resoluções sobre Mulheres, Juventude, Paz e Segurança na Africa Ocidental e Sahel.

No Open day da Praia participam mulheres e líderes juvenis da África Ocidental e do Sahel, atores de organizações da sociedade civil, académicos, representantes de organizações regionais, membros da diáspora e representantes de entidades das Nações Unidas. Estão representados, para alem de Cabo Verde, Benin, Burkina-Faso, Cote D’Ivoire, Gambia, Guine Conacri, Guinea-Bissau, Mauritânia, Nigéria, Togo para além de organizações regionais de mulheres e mulheres jovens, redes regionais de organizações da sociedade civil e agências das Nações Unidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |