Notícias

 

Cabo Verde apresenta o Plano Nacional de Combate à Violência sexual contra Crianças e Adolescentes

 

Nações Unidas, 17 de janeiro de 2017 - Foi apresentado no dia 16 de janeiro de 2017, o Plano Nacional de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes para o período 2017-2019. Este plano aprovado pelo Conselho de Ministros e coordenado pelo ICCA (Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente) em parceria com Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef. Neste plano destacam-se cinco principais pilares: participação das crianças e dos adolescentes, a prevenção, o atendimento, a mobilização e a responsabilização do ponto de vista legal.

Para a Presidente do ICCA, Zezinha Almada, este plano e a sua implementação vão ser importantes para diminuir o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, sendo que o objetivo final é a erradicação desta problemática em Cabo Verde.

O acto de abertura deste encontro foi presidido pelo Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, o que demonstra a importância que o Governo dá ao combate da violência sexual contra crianças e adolescentes, afirmando que “como todos os combates, ou se combate ou não se combate, não podemos combater pela metade” e para isso será necessário para além do seguimento do plano estratégico também o comprometimento de todos: governo, parceiros e sociedade civil.

A representante do UNICEF em Cabo Verde, Ulrika Richardson, afirmou que esta não é uma questão cultural ou algo que possa ser aceitável e parabenizou o Governo de Cabo Verde por tornar esta temática prioritária.

Em Cabo Verde, 95% das vítimas de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes são do sexo feminino e cerca de metade dos casos envolvem menores de 12 anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |