Notícias

 

Cabo Verde participa na Terceira Conferencia Mundial de Reconstrução com o apoio do PNUD

Nações Unidas, 7 de Junho de 2017 - Uma delegação de Cabo Verde encabeçada pelo Ministro de Administração Interna participa entre o 6 e 9 de Junho na Terceira Edição da Conferencia Mundial de Reconstrução que se realiza em Bruxelas, em paralelo as jornadas Europeias de Desenvolvimento.

A conferência, organizada em parceria entre PNUD, Fundo Mundial para a Redução de Riscos e Recuperação ( GFDRR/Banco Mundial), a União Europeia e o grupo dos Estados do ACP (Africa, Caribe e Pacífico), conta com a participação de uma delegação de Cabo Verde que integra representantes do Ministério das Finanças, Ministério das Infraestruturas, Habitação e Ordenamento do Território e Ministério da Administração Interna.

A conferência tem como objetivo identificar abordagens eficazes e voltadas para o futuro que possibilitem uma recuperação pós-crise resiliente e nem como a adaptação as mudanças climáticas, a redução de riscos de desastres.

Para isto, a conferência reúne a mais de 500 especialistas e profissionais de governos, organizações internacionais, ONGs, universidades e setor privado que durante estes dias em Bruxelas partilham experiencias e participam em debates abertos entre os diferentes parceiros com o objetivo de identificar abordagens eficazes e voltadas para o futuro para uma recuperação resiliente.

Membros da delegação de Cabo Verde participa , a convite do PNUD e do GFDRR/Banco Mundial , como painelistas em três sessões específicos nos quais tem sido convidado a apresentar as suas experiências e lições aprendidas tanto em relação a gestão da recuperação e ao processo avaliação das necessidades pós-desastres de Fogo (PDNA Fogo), como na formulação de um Quadro Nacional de Recuperação como instrumento chave na preparação para uma recuperação mais resiliente. Em concreto a delegação de Cabo Verde participou ontem, dia 6 de Junho, no painel de Lições e caminhos a seguir após uma década de experiência com PDNAs.\

Hoje, participa na Plenária de alto nível: “Preparando e Planeando a Recuperação: fortalecendo instituições e capacidades” e irá apresentar ainda no evento especial do día 9 de Junho no quadro do Focus Day do Programa de Redução de Riscos Naturais ACP EU (NDRR) uma comunicação sobre o PDNA Erupção vulcânica do Fogo como contribuição a sessão de discussão: “ Resposta pós-desastre e quadros de recuperação: visão geral, lições aprendidas e intercâmbio de conhecimento intra-ACP”.

A delegação faz-se acompanhar por um elemento do escritório país do PNUD em Cabo Verde que presta assistência técnica na preparação e participação da delegação nacional a Conferencia. Ainda, a delegação será recebido hoje pelo Diretor do PNUD do Cluster de Redução de Riscos de Desastres e Adaptação as Mudanças Climáticas do Escritório de apoio a politicas e programas ( BPPS), o  Dr. Jo Scheuer .

 

 

 

Share |