Notícias

 

Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Governo de Cabo Verde realiza um retiro para discutir a integração dos ODS na planificação nacional

 

Nações Unidas, 25 de Junho de 2016 - Com o apoio técnico do Sistema das Nações Unidas, o Governo realiza hoje, um retiro para a discussão sobre o processo de integração dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na planificação nacional.

O Primeiro Ministro, Dr. Jose Ulisses Correia e Silva considerou que “o Programa de Governo está sintonizado com os ODS e que terá de ser transformado em plano de acção quer a nível das grandes opções do plano quer a nível dos orçamentos. Ulisses Correia e Silva destaca que os ODS são um compromisso dos pais, porque trata de matérias que têm de envolver o Governo (quadro institucional), os municípios, os governos regionais (quando existirem), as organizações da sociedade civil, as diversas estruturas e actores que actuam nas dversas áreas tais como na redução da pobreza, educação inclusiva de qualidade, o acesso a saúde de uma forma generalizada, o sector privado, particularmente na criação do emprego”.

Ao usar da palavra, a Coordenadora Residente do Sistema das Nacoes Unidas, Ulrika Richardson referiu que “agenda Global 2030 para o desenvolvimento sustentável é ambiciosa...nós sabemos ...mas hoje sabemos também - a partir da experiência global acumulada - que a sustentabilidade é a chave para o sucesso. A implementação da Agenda 2030 impõe exigências claras sobre trabalhar de forma diferente pela sua ambição de não deixar ninguém de fora.” Para a Coordenadadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde “A única maneira para que essa ambição seja alcançada é fazer com que os ODS sejam relevantes a nível nacional e sub-nacional, com uma abordagem integrada e uma ação coletiva, a todos os níveis” - frisou.

Este encontro constitui assim uma oportunidade para um briefing estratégico de alto nível e para uma discussão aprofundada relativamente ao quadro internacional dos ODS, bem como os mecanismos de priorização e integração dos ODS nos planos e estratégias nacionais de desenvolvimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |