Notícias

 

Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas realiza visita oficial à ilha do Sal

 

Nações Unidas, Praia, 1 de Abril de 2014 -A Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Ulrika Richardson, desloca-se esta tarde á ilha do Sal para participar no acto de encerramento do Atelier de discussão e validação da proposta de Código de Conduta Ética Contra a Exploração da Criança e do Adolescente, organizada pela Associação Comercial e Agrícola de Sotavento.

Ainda, durante a sua estadia, que decorre de hoje a 4 de Abril, a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde fará uma visita de cortesia à S. Excia o Senhor Presidente da Câmara Municipal da ilha do Sal, Dr. Jorge Figueiredo.

Esta deslocação constitui também uma oportunidade para visitar e conhecer de perto o Projecto Consolidação do Sistema de Áreas Protegidas, implementado em parceria com as autoridades nacionais, locais e sociedade civil.

Recorde-se que o projeto teve o seu inicio em 2011 e encontra-se no seu último ano de implementação. O objetivo geral do projeto é de reforçar a capacidade nacional de no uso sustentável e na conservação da sua biodiversidade única, ao mesmo tempo que promove a melhoria das condições de vida das comunidades dentro e fora das áreas protegidas. Com um orçamento total de 4.183.000 USD, disponibilizados pelo do Global Environement Fality (GEF),  PNUD e Governo de Cabo Verde, promove ainda uso de abordagens participativas na gestão e conservação garantindo a sustentabilidade global de sistemas de áreas protegidas.

O projecto tem contado com colaboração das instituições locais, desde a autarquia, às ONG´s, às escolas, às comunidades entre outros, possibilitando obter resultado satisfatórios desde o inicio da sua implementação. A realização de campanhas de sensibilização sobre a preservação das tartarugas, de limpeza, a realização de palestras sobre vários temas, as visitas de terreno e o diálogo com as comunidades têm demonstrado o grande engajamento da população salense na preservação e conservação do ambiente.

A Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde visitará assim  a Reserva Natural da Costa da Fragata , a Paisagem protegida Salinas de Santa Maria e Paisagem Protegida Salinas de Pedra de Lume. Ainda terá a oportunidade de visitar o Projecto Nôs Casa, Associação Comunitária Chã de Matias e a Sede da Cooperativa de Mulheres do Sal.