Notícias

 

Sub-Secretário-Geral das Nações Unidas e Representante Especial do Secretário-Geral para a Energia Sustentável para Todos (SE4ALL) e Director Executivo da Iniciativa Energia Sustentável para Todos e Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para Africa Ocidental visitam Cabo Verde

 

Nações Unidas, Praia 26 de Junho de 2015 - O Sub-Secretário-Geral das Nações Unidas e Representante Especial do Secretário-Geral para a Energia Sustentável para Todos (SE4ALL) e Director Executivo da Iniciativa Energia Sustentável para Todos, Senhor Kandeh Yumkella bem como o Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para Africa Ocidental, o Sr. Mohamed Ibn Chambas, efectuaram, de 25 a 27 de Junho, uma visita oficial e conjunta ao país.

Durante a sua estada de dois dias em Cabo Verde tiveram encontros com as autoridades nacionais, e visitarão ainda, para além de outros lugares, o Centro Regional para as Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO.

À saída do encontro com o Ministro de Ambinente, Habitação e Ordenamento do Território, Dr. Antero Veiga, Kandeh Yumkella manifestou o seu reconhecimento e agradecimentos pelo facto do Governo de Cabo Verde estar a receber-los e afirmou " Nós e o Governo da Áustria trabalhamos para a instalação do Centro Regional das Energias Renováveis da Africa Ocidental aqui em Cabo Verde. Esta é a minha primeira visita ao país enquanto Representante Especial do Secretário Geral da ONU para as Energias Sustentáveis para Todos. Vamos visitar algumas iniciativas de sucesso que visam garantir energia para todos. Do que nós pudemos ouvir hoje das autoridades nacionais, do Ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território e da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, o país já tem garantido perto de 90% em termos de acesso à energia e o 20 % de energia renovável e a trabalhar para alcançar os 50%. Isto significa que Cabo Verde está muito avançado para atingir a energia sustentável para todos, muito mais do que muitos países, a nível mundial, mas particularmente dos da Africa Ocidental. Nós estamos aqui para conhecer de perto o vosso sucesso e como poderemos partilhar a vossa experiência na Africa Ocidental, especialmente porque esta instituição que foi aqui instalada deve funcionar como um centro de formação para toda a Africa Ocidental".

Ainda durante a sua visita, os dois altos funcionário das Nações Unidas foram recebido pelo Presidente da Republica de Cabo Verde, Dr. Jorge Carlos Fonseca e pelo antigo Presidente da Republica e Presidente do Instituto pedro Pires, Dr. Pedro Pires.

A Iniciativa SE4ALL é uma parceria multi-sectorial entre governos, setor privado e sociedade civil lançada pelo Secretário-Geral da ONU em 2011, cujos objetivos até 2030 são: a) assegurar o acesso universal a serviços modernos de energia; b) duplicar a taxa global de eficiência energética; c) duplicar o uso das energias renováveis no leque energético mundial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |